terça-feira, setembro 30, 2008

Passou a semana farroupilha, e os amigos que porventura vieram a visitar o blog, puderam perceber que nada aqui foi escrito sobre tal evento, aliás, os postes andam escassos há bastante tempo. Acho que isso, em parte, é por conta das coisas que tenho pensado sobre a cultura gaúcha e o que o mercado tem feito dela. Se votarmos dez anos vemos que o espaço na mídia para grupos de música tradicionalista era infimo, me recordo de dois apenas, hoje somo mais de 5. E posso afirmar sem sombra de dúvida que a qualidade destes são, no mínimo, quetionáveis. É claro que não sou ingênuo para culpar apenas os ditos "programas capeiros", sei da influência da música em nossa cultura e da ascensão de certos grupos, por assim dizer, pouco ortodoxos. No entanto, esses não são os principais vilões da péssima qualidade dos artefatos culturais produzidos cá no estado. Evidentemente que não tenho resposta para a pergunta que quer apontar os culpados, apenas tenho uma pista, acho que esses queras descobriram que ser tradicionalista dá dinheiro e que os bombachudos por aí, na sua maioria, não se importa muito com a qualidade do que ouve, ou vê, basta que tenha bom ritmo, harmonia simples e fale - de preferência - de cavalo, baile ou borracheira.

Bueno, se alguém ainda lê o Capando, mando um abraço largo.

Porto Alegre, nova de setembro.

Nenhum comentário: