quinta-feira, julho 01, 2004

Tenho cá nos meus peçuelos literários um excelente livro, Cancioneiro Gaúcho de Augusto Meyer. Uma pesquisa bastante profunda sobre as raízes culturais, principalmente musicais, do gaúcho. Muito interessante vale a pena ser lido e estudado. Transcrevo abaixo alguns fragmentos para apreciares:

Eu amei uma tirana
E ela não me quis bem;
Agora vou desprezá-la
Vou ser tirano também.

Tirana feliz tirana,
Tirana de um dolorido,
Uma tirana de gosto
Deixa um gaúcho perdido;


Estou velho, tive bom-gosto,
Morro quando Deus quiser;
Duas penas levo comigo:
Cavalo bom e mulher.

Cavalo bom e mulher
Foi pelo que fui perdido:
Cavalo bom sempre tive,
Co'a mulher fui unido.


A muitos versos como estes simples, singelos mas que resumem mui bem a alma dos gaudérios. Prometo voltar com mais desta sabedoria campeira nalgum post.

Porto Alegre, lua crescente de junho.

Nenhum comentário: